Os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas são enfloração ou enfleurage, destilação por arraste de vapor e extração com solventes orgânicos.
Existem vários métodos para extração de lipídios, dentre eles, Soxhlet, hidrólise ácida e Bligh; Dyer são os métodos de extração dominantes para a avaliação do teor de lipídios em alimentos e ingredientes alimentícios (HYVÖNEN, 1996; XIAO et al., 2012).
No caso de extração utilizando CO 2 , costuma-se empregar condições onde a pressão é de até 200 atmosferas e a temperatura é de 33ºC. Nessas condições, estando o CO 2 em estado de fluido supercrítico, este recebe as partes da planta que tem o óleo extraído, nas quais age como um solvente.
A extração por solvente é uma técnica que se baseia na retirada de um componente de interesse do meio reacional, sem a necessidade ou possibilidade de degradá-lo. ... Sua eliminação pode ser obtida através de extração com diversos líquidos orgânicos.
Extração-líquido-líquido ( ou extração por solvente) refere-se a uma operação na qual dois componentes de uma mistura líquida são separados pelo contato com um solvente insolúvel o qual dissolverá preferencialmente um ou mais componentes.
O processo de extração pode ser realizado por prensagem, por solventes ou fluidos nas condições supercríticas. Suas mais expressivas aplicações estão na indústria de óleos, café (para a produção de café solúvel e descafeinado), chá solúvel e de extração de açúcar de beterraba.
Óleos essenciais são compostos em sua maioria por terpenoides voláteis, produzidos pelo metabolismo secundário de plantas aromáticas. ... O método mais utilizado para extração de óleos essenciais por meio de plantas, sementes, raízes e flores é a destilação a vapor.
Pra fazer o óleo de alecrim, deve-se colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como óleo de coco, de amêndoas ou azeite, por exemplo, tampar e agitar levemente. Depois deve-se armazenar o óleo em um local quente e escuro por mais ou menos duas semanas.
O bálsamo, rico em óleo, é coletado através de incisão no tronco das árvores que devem ter pelo menos 20 anos de idade. O óleo absoluto de bálsamo do tolu possui um aroma único e amadeirado, com notas de baunilha.
O bálsamo também pode ser ingerido cru, como salada ou como chá. Para aproveitar melhor seus benefícios, é recomendado ingerir o bálsamo na forma crua e pela manhã, como primeiro alimento. Para fazer o chá de bálsamo, faça a infusão de seis folhas em água fervente (com o fogo já desligado) durante 15 minutos.
O óleo de bálsamo também é indicado para aliviar queimaduras, feridas oriundas da gangrena (que causam a morte do tecido por causa da ausência de fluxo sanguíneo), frieiras, pequenos machucados, picadas de insetos, alergias, assaduras, arranhões e até herpes labial.