As cobras são animais vertebrados, ou seja, possuem espinha dorsal, ou coluna vertebral. Sua coluna é longa e flexível. ... A cobra sofre mudas, ou trocas de pele, diversas vezes na vida. O corpo das cobras é coberto por escamas.
As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.
taipan
Ilha da Queimada Grande
Praia Grande
Ilha da Queimada Grande
Ilha das Cobras, a 2ª maior concentração de cobras do planeta fica no Brasil. A famosa Ilha das Cobras fica no litoral de São Paulo e é considerada uma das mais perigosas do mundo, com cerca de 45 cobras por hectare! Parece até roteiro de filme de terror, mas a Ilha das Cobras existe e fica no Brasil.
do Rio de Janeiro
Uma cobra coral verdadeira coletada numa pequena área preservada na capital da Paraíba é a mais nova espécie de serpente conhecida no país. A espécie descrita na edição de abril da revista Zootaxa mostra como a rica biodiversidade da maltratada Mata Atlântica ainda esconde novas descobertas.
A cobra coral verdadeira é encontrada em matas das regiões sudeste e sul do Brasil. São encontradas também em áreas florestais do Uruguai, Paraguai e algumas regiões da América Central. Elas vivem em galhos de árvore, folhagens, buracos em tocos em decomposição, debaixo de pedras e buracos no chão.
Coral-Verdadeira (Micrurus altirostris)
Acredita-se que para diferenciar as duas, é necessário olhar os padrões das cores. Apesar de isso ser bastante popular, isso não é valido. A única forma de saber se uma cobra coral é falsa ou verdadeira, é através da dentição.
A cauda da coral venenosa só possui anéis pretos e amarelos, sem vermelho. Já nas serpentes escarlates, que não são peçonhentas, o mesmo padrão se repete no corpo todo.
Segundo ele, um grama de veneno de cobras das espécies cascavel e jararaca custa em média R$ 400 e o da coral chega a custar R$ 7 mil.