Milho: Deve ser fornecido sempre na forma de fubá. Sorgo: Deve ser fornecido moído. Raiz da Mandioca: É necessário desidratar a raiz da mandioca para eliminar o excesso de umidade, diminuir a concentração do ácido cianídrico (HCN) e aumentar a concentração de nutrientes.
A mandioca pode ser fornecida às aves em estado natural, simplesmente picada grosseiramente e fornecidas à vontade, uma a duas vezes ao dia. Tem a desvantagem de não se prestar para armazenagem por mais de dois ou três dias, porque azeda e apodrece facilmente, devido a sua grande porcentagem de água (70%).
Para obter o farelo das ramas, o produtor deve picar as folhas e hastes, desidrata-las e moer o feno resultante deste processo, produzindo então o farelo. As etapas são as mesmas para fazer a ração a partir da raiz da mandioca.
O milho é um produto básico na ração de frango e as aves adoram o grão fresco ou enlatado. Elas vão comer cada pedaço da espiga de milho fresco. Você também pode alimentar seus animais com aspargo, feijão verde, pepino, berinjela, ervilha, carne, abóbora, sementes, brotos, tomate e pimentão.
Devido ao alto teor de água, é necessário expor a palma triturada de 2 a 3 dias ao sol para desidratar e chegar ao ponto de fazer o farelo, com o cuidado de que não deve exceder esse tempo ao sol para não perder os nutrientes.
A ração para alimentar a galinha caipira pode ser enriquecida com uso da mandioca. ... Pesquisas feitas pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) com raízes, folhas e galhos de mandioca ou palma, trituradas e enriquecidas com ureia, podem substituir o milho na alimentação dessas aves.
O esterco bovino é a fonte de adubação mais utilizada da cultura da palma forrageira. A maioria dos produtores não faz análise do solo para implantação da cultura da palma forrageira. O tipo de solo mais utilizado para o cultivo da palma forrageira é o argiloso.
Ração pode ser substituída por insetos na alimentação de peixes e aves. É possível substituir gradualmente a ração convencional de peixes e aves, à base de farinha de peixe e farelo de soja, por uma dieta equilibrada com insetos.
Podes dar de vez em quando, mas não é substituto para a ração normal. Os niveis de gordura são maiores, o que pode trazer problemas aos peixes. Serve para desenrascar quando não tens comida...
MENDONÇA JÚNIOR et alii3, sugerem que as fezes de coelho podem ser reco- mendadas nas rações finais de frangos de corte.
Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para pequenos criadores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos, que podem inclusive ser “restos” da alimentação humana, como arroz, verduras e legumes, isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho.
Para galinhas adultas em postura »» consumo de 125 gramas diárias de MS, então o milho deve fornecer 125 x 70% = 87,5 g MS. Corrigindo para 90% de MS, teremos 97 gramas de milho/ave/dia.
Milhos com diferentes granulometrias podem ser utilizados nas rações para alimentar aves semi-pesadas durante a fase de postura sem reduzir o desempenho zootécnico e afetar a qualidade de ovos.
O material pode causar graves lesões nas articulações das pernas e nas plantas dos pés das aves, além de gerar problemas respiratórios graves, dado o excesso de friagem e umidade absorvido pelo cimento. Uma alternativa para amenizar os efeitos negativos do contato com o piso é forrá-lo com serragem grossa.
Saiba o que precisa colocar dentro do galinheiro.