O óleo queimado é muito utilizado na proteção da madeira contra o cupim, pois em sua composição existem alguns produtos que são tóxicos para o inseto, impedindo o seu surgimento e a sua proliferação. ... Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.
Utilize a lixa para remover superficialmente a poeira e pequenas ferpas que veem junto com a madeira. Isto é importante para a correta impermeabilização da madeira com óleo queimado. Após lixar, utilize a broxa para remover a poeira completamente. Em seguida, vamos misturar o óleo queimado com o produto diluidor.
Você sabe o que é a seladora? O produto nada mais é do que uma mistura química que ajuda a fechar os poros da madeira, conservando-a ou preparando-a para receber tinta ou verniz. A seladora também pode ser usada como acabamento final para as peças de madeira, simulando o envernizamento.
Para envernizar e impermeabilizar madeiras pode fazer uma mistura caseira de pó de café, ou café solúvel e cola branca. O rácio desta mistura é de 1 parte de cola para meia parte de café. Depois dissolva o café num pouco de água quente até que esteja totalmente dissolvido, sem qualquer granulado presente na mistura.
Agora que você conhece mais sobre o Verniz, chegou a hora do Stain! Ele é um acabamento mais fosco em comparação ao Verniz e tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. Como não forma filme, além de proteger a superfície, ele realça os veios e nós característicos do material.
Como impermeabilizar madeira tratada enterrada no solo
Estando seco, uso uma lixa d'água nº 2000,usada para polir automóveis . Porém passo a lixa a seco ,sem umedecê-la como se faz em pintura automobilística . Com essa lixa ,todo e qualquer resíduo acumulado na superfície da madeira é eliminado e a mesma fica super lisa,quase como se fosse vidro .
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Eucalipto
Use a lixa fina para a superfície ficar com textura lisa. Atenção! Lixe a porta sempre no mesmo sentido, se possível, seguindo os riscos da madeira. Quando acabar de lixa a porta, passe um pano umedecido com água e sabão neutro e deixe secar por completo.
Passe a lixa de madeira A porta deve ficar lisa, sem nervuras, fissuras ou buracos, se necessário faça as correções com a massa para madeira com auxílio da espátula, em seguida lixe novamente. Retire todo o verniz, quanto mais fosca a aparência, melhor.
Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro. Depois, deve secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Após retirar todo o pó gerado pelo lixamento, pode aplicar a tinta.
Se a madeira for crua sem nenhuma tinta, comece lixando com uma lixa grossa e para fazer o acabamento use uma lixa fina. Sempre lixando no sentido da fibra madeira. Para porta de madeira que já está com verniz, o ideal é usar um removedor de tinta e uma espátula removendo tudo. E depois é usada a lixa fina.
Lixe toda a superfície da madeira Lixar a peça corretamente é um passo indispensável no processo de envernizar madeira. Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120.