Os principais alimentos ricos em cromo são:
O cromo ajuda a emagrecer pois faz com que o organismo utilize mais carboidratos como fonte de energia e absorva mais proteínas, ajudando na redução da glicemia, ganho de massa muscular e perda de peso, principalmente na região abdominal.
O uso do picolinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista, mas geralmente consiste na ingestão de 1 cápsula por dia antes de uma das refeições principais, devendo a duração do tratamento ser indicado pelo profissional de saúde.
A função primária do cromo é potencializar os efeitos da insulina e, desse modo, alterar o metabolismo de carboidratos, li- pídios e aminoácidos. Além disso, a suplementação com cromo tem sido utilizada com a finalidade de promover aumento de mas- sa muscular e diminuição da gordura corporal.
Existem alimentos fontes de cromo tais como: brócolis, nozes, fígado, ameixa, maçã com a casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e até mesmo o vinho. Ainda existem estudos a respeito da quantidade ideal a ser consumida, porém o ideal é que não ultrapasse 200 mcg.
Os sintomas da deficiência de cromo podem incluir perda de peso, confusão, coordenação prejudicada e uma redução da resposta ao açúcar (glicose) no sangue, o que aumenta o risco de ter diabetes. O tratamento da deficiência de cromo pode envolver suplementos de cromo.
O picolinato de cromo pode ser utilizado tanto com o intuito de melhorar o colesterol (perfil lipídico) quanto para ajudar no controle da diabetes (por impulsionar a ação da insulina). Devido ao efeito termogênico, ele auxilia no ganho de massa muscular e também na perda de peso.
O Picolinato de Cromo aumenta substancialmente os músculos e diminui a gordura do corpo ao ajudar os aminoácidos a se incorporarem à massa muscular e a gordura se transforma em energia.
O Picolinato de Cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo e para contribuir para o emagrecimento mas também pode ser usado como suplemento nutricional para baixar o colesterol e os triglicerídeos altos, diabetes melito e diabetes "não insulino" dependente e obesidade.
Óleo de Cártamo com Picolinato de Cromo: para que serve? Suplementos com esses ativos têm o objetivo de melhorar e potencializar as sessões de treinos mais intensos para pessoas que buscam aumento de massa muscular.
Posologia recomendada: Ingerir 2 cápsulas ao dia. Precauções para o uso do Óleo de Cártamo com Picolinato de Cromo: “O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: NÃO EXISTEM EVIDENCIAS CIENTÍFICAS COMPROVADAS DE QUE ESTE ALIMENTOS PREVINA, TRATE OU CURE DOENÇAS.”
Além dos benefícios relacionados ao processo de emagrecimento, o óleo de cártamo possui propriedades anti-inflamatórias, contribui para a melhora do sistema imunológico e causa o aumento do colesterol bom (HDL), além da diminuição do colesterol ruim (LDL).
- Ajuda a emagrecer: o óleo de cártamo é bastante utilizado para diminuir o peso e reduzir a gordura abdominal. Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou esse benefício. Isso ocorre porque ele contém antioxidantes e ácidos graxos que possuem propriedades anti-inflamatórias.
Para obter seus benefícios, a dose recomendada é de 2 cápsulas ou 2 colheres de chá de óleo de cártamo por dia, de preferência meia hora antes ou depois das refeições principais ou de acordo com a orientação do nutricionista ou fitoterapeuta.
“O óleo de cártamo não possui contraindicação, mas seu uso deve ser orientado por um profissional”, lembra a nutricionista. Ela montou um cardápio que ajuda a secar até 4 kg de barriga em 15 dias.
Cápsulas à base de cártamo ajudam a diminuir o apetite e prometem secar até 5 kg por mês. Veja outros benefícios! Cápsulas à base de cártamo, planta oleaginosa e rica em ômega 6.