Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. ... Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
proteínas
O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
A exócrina produz o suco pancreático que é liberado no duodeno através do ducto pancreático para atuar na digestão. Já a endócrina produz a insulina que e encaminha para o sangue para também participar no processo de digestão dos nutrientes.
Anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.
No estômago o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo. Do estômago o quimo segue para o intestino delgado, onde sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado.
As etapas da digestão
No intestino grosso, a digestão é completada. Ocorre a absorção de água e os resíduos da digestão que sobram após essa absorção compactam-se e formam as fezes, que serão eliminadas pelo organismo através do ânus.
interior das paredes do intestino delgado). - Enquanto prossegue a digestão, o quimo vai avançando no intestino delgado devido aos movimentos peristálticos ocorridos nas paredes do intestino delgado.
Ocorre a 3ª etapa da digestão química através de 2 sucos de enzimas, o suco intestinal e o suco pancreático. (dobras) que aumentam a área de absorção dos nutrientes.