É o DNA que formam os Cromossomos em organismos com reprodução sexuada (reprodução com junção de células reprodutivas - gametas). ... Portanto, na fecundação, os cromossomos do gameta masculino se emparelham com os cromossomos do gameta feminino, desta forma, formando os pares cromossomiais.
Esse processo ocorre principalmente durante a meiose.
Diferentes fatores podem ocasionar alterações na estrutura cromossômica, como radiação e erros de meiose. As alterações estruturais podem acontecer de diferentes formas, sendo as principais: Deleção: acontece quando uma porção do cromossomo é perdida. ... Essas últimas são chamadas de deleções intersticiais.
O cariótipo identifica todas as doenças genéticas? Não, o cariótipo identifica apenas alterações cromossômicas, que nem sempre são tão evidentes quanto a Síndrome de Down, por exemplo, que apresenta indícios claros.
Anomalias cromossômicas
Distúrbios genéticos são doenças causadas por anomalias em um ou mais genes ou cromossomos. Alguns distúrbios genéticos são hereditários e outros são espontâneos (consulte também Considerações gerais sobre doenças cromossômicas).
Entende-se por mutação qualquer mudança, geralmente ao acaso, que ocorre no material genético, mais especificamente no DNA. As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada.
A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.