Existem dois tipos de graduação em Sistemas de Informação: o bacharelado, com duração de 4 anos, e o curso tecnológico, com duração média de 2 anos. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar na área de Tecnologia da Informação, criando soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações.
O que ela faz é manter a confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade de informações sensíveis para a organização. Ou seja, a Segurança da Informação impede que os dados e informações caiam nas mãos de pessoas não autorizadas a ter acesso a dados, informações ou sistemas da organização.
Segurança da informação é a prática que mantém os dados sensíveis em sigilo, a defesa do que não é público. Milhões de bits e bytes de informação circulam na internet diariamente.
Trata-se de tudo aquilo que envolve a proteção de sistemas e dados de um determinado indivíduo ou empresa, sendo que o nível de segurança é estabelecido de acordo com o valor das informações e os potenciais prejuízos causados por seu uso indevido.
Uma boa PSI deve conter regras e diretrizes que orientem os colaboradores, clientes e fornecedores (bem como a própria TI da organização) com relação aos padrões de comportamento ligados à segurança da informação, condições de instalações de equipamentos, restrições de acesso, mecanismos de proteção, monitoramento e ...
A política de segurança da informação (PSI) é um conjunto de padrões, normas e diretrizes a todos os colaboradores que utilizam infraestrutura de TI da empresa. Ela tem como objetivo garantir a proteção das informações corporativas contra eventuais ameaças que possam prejudicar sua operação.