Significado de Miasma substantivo masculino Emanação proveniente de substâncias animais ou vegetais em decomposição.
Chamamos de potência ao número de vezes que a substância foi dinamizada. Quanto mais dinamizada, maior a potência do medicamento. Do ponto de vista homeopático, dizemos que, quanto mais dinamizado (e portanto mais diluído), mais potente é o medicamento. Do ponto de vista clínico, também mais potente ele será.
Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura. Assim, os substratos são diluídos em álcool ou água e a mistura passa pelo processo de sucussão, no qual é vigorosamente sacudida.
INSUMO INERTE - substância complementar de qualquer natu- reza, desprovida de propriedades farmacodinâmicas ou terapêuticas e utilizada como veículo ou excipiente de formas farmacêuticas.
Excipiente é um componente utilizado para se obter a forma farmacêutica desejada, sejam comprimidos, cápsulas, soluções ou outras formas de apresentação medicamentosa. É a substância responsável por completar a massa ou o volume do medicamento, conforme especificações técnicas.
- A farmacotécnica é uma ciência de aplicação. Seu objetivo principal é obter preparações farmacêuticas (medicamentos). ... - Estudos dos medicamentos utilizados na indústria farmacêutica. - Operações tecnológicas, visando à obtenção das principais formas farmacêuticas, conforme parte teórica.
Preparação magistral: é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.
O farmacêutico magistral utilizando-se de seus conhecimentos de farmacotécnica, é o responsável pela manipulação de medicamentos nas farmácias magistrais, de manipulação ou também conhecidas como galênicas.
Tem por finalidade promover a saúde da população, estabelecendo requisitos de qualidade e segurança dos insumos, especialmente dos medicamentos, apoiando as ações de regulação sanitária e induzindo ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional.
Os medicamentos essenciais são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias de cuidado de saúde da população. Sua seleção busca refletir necessidades coletivas, recomendando-se, para tanto, a utilização dos estudos de carga global de doença.