Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. ... Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
Trabalhos de jardinagem, reciclagem de objetos, pintura de móveis, artesanato e vários outros serviços de remodelação ou decoração feitos em casa são considerados bricolagem. São atividades manuais de execução simples ou mais trabalhosa, onde o próprio consumidor é responsável pelo trabalho realizado.
Pastiche é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc. Não tem, contudo, função de satirizar, criticar a obra de origem, diferindo, assim, da paródia.
Esse tipo de cópia também pode ser entendida como pastiche (II). ... No entanto, compreendemos que o pastiche arquitetônico perde seu valor enquanto arquitetura. É uma simulação descontextualizada, visando imitar uma forma de construir de uma cultura, acompanhado de estetização e elementos sem significados.
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. ...
A intertextualidade é a influência de um texto sobre outro. Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida. Esses textos previamente lidos são chamados de textos-fonte.
Metalinguagem é o uso da língua para falar dela mesma. Intertextualidade é a presença de um texto dentro de outro texto. Um exemplo: um livro que ensina a escrever livros é metalinguagem. Um livro com uma história atual inspirada em um clássico da literatura é intertextualidade.
A metalinguagem é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem. O dicionário e a gramática são alguns exemplos. ... Para exemplificar, quando uma música fala de si mesma está usando a metalinguagem.
Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.