A memória cache (a pronúncia correta é “cash”, e não “cachê”) é um tipo de memória que trabalha em conjunto com o processador. ... Neste artigo do TechTudo, você entenderá de forma mais abrangente o que é a memória cache, como ela funciona, a sua diferença para a memória RAM e também sobre os seus níveis (L1, L2, L3).
Na área de computação, um cache é uma camada de armazenamento físico de dados de alta velocidade que guarda um subconjunto de dados, geralmente temporário por natureza, para que futuras solicitações referentes a esses dados sejam atendidas de modo mais rápido do que é possível fazer ao acessar o local de armazenamento ...
O cache ou memória cache é uma espécie de biblioteca que existe dentro de computadores e dispositivos móveis. Ele funciona para guardar dados, informações e processos temporários acessados com frequência.
Existem 3 tipos de Cache, conhecidos como L1 (primário) e L2 (secundário) e o L3, que atua como secundária também. Os três são embutidos no processador (antigamente somente o L1 era), já que a distancia física poderia interferir na transferência de dados.
Sua CPU tem 3mb de cache. Se a pergunta é "qual o cache", é mais próprio dizer que há 128KB de cache L1(2x 32KB de dados e 2x 32KB de instruções), e 3MB de cache L2. Um erro comum é informar somente o cache L2, como se ele fosse o único importante. E então vale lembrar que o cache L2 é mais lento que o L1.
RAM, a estação principal É uma enorme quantidade de informação, que utiliza boa capacidade do seu processador e possui uma latência maior que a memória cache. Seu ponto negativo é o mesmo do cache: é uma memória temporária e volátil, que tem suas informações perdidas quando o computador é desligado.
O cache é uma memória temporária. Logo, este banco sempre será abastecido com novos dados, imagens, áudios e outros tipos de arquivos. Deletar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas.
A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).
As memórias primárias (Reais) são aquelas em que o processador endereça diretamente como: RAM, ROM, Registradores e o CACHE. Já as memórias secundárias são aquelas que não podem ser endereçadas diretamente, todas as informações deverão ser mandadas para uma memória intermediária antes (primária).
Memórias primárias ou memória real: Sua principal função é conter as informações necessárias para o processador num determinado momento, sem elas o computador não pode funcionar. ... Memórias secundárias: Sua informação precisa ser carregada na memória primária antes de passar pelo processador.
A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória não volátil. Ela funciona como complemento da memória principal para guardar dados.
iG explica os tipos de memória e suas funções
Confira os tipos de memória:
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
As memórias voláteis precisam de energia para o armazenamento temporário das informações. ... Exemplos de memórias voláteis: Memória RAM e Memória Cache. Já as memórias não voláteis armazenam as informações mesmo sem energia. Exemplos: Disco rígido (HD) e Memória ROM.
A memória não volátil (NVM) é um tipo de memória que retém os dados armazenados depois que a energia é desligada. Ao contrário memória volátil, não requer uma carga elétrica para manter o estado de armazenamento. Somente leitura e escrita dados para memória não volátil requer energia.
Memória volátil é a memória cujo conteúdo é perdido quando o computador é desligado. ... Memória não volátil é a memória cujo conteúdo é mantido mesmo que o computador seja desligado. Ela não depende dessa energia elétrica. Ela não apaga quando desligamos o computador.
Uma substância volátil é aquela com desprendimento fácil, ou seja, que evapora. Logo, uma substância não volátil é aquela que não se desprende fácil, ou seja, não evapora rápido. Uma substância volátil é capaz de se transformar em vapor em temperatura ambiente. Um exemplo prático é o álcool, éter e acetona.
1 Que tem sentido duvidoso ou incerto; dúbio: Informação ambígua.
A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso. ... A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. Um bom exemplo é o álcool.
Significado de Improvável adjetivo Que tende a não acontecer; que pode não ocorrer; incerto. Que não se consegue provar; impossível ou inacreditável.
improvável ou inverossímel improvável ou que pode não acontecer improvável ou incerto improvável ou que não se pode provar improvável ou etc.