Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.
Pronomes oblíquos átonos
O antecedente do pronome relativo, ou seja, o termo ao qual este faz referência, pode ser representado por diferentes classes de palavras. Como sabemos, o pronome relativo é aquele que se refere, em geral, a um termo anterior chamado de antecedente.
Assim podemos observar que os pronomes relativos são utilizados, majoritariamente, para ligar um termo ou uma oração a outro termo ou a outra oração e para substituir um termo já usado no enunciado, mas sempre de modo específico e de acordo com o termo que está sendo substituído.
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
d) O “dito cujo” flexiona em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural): - cujo, cuja, cujos e cujas. Sendo assim, dispensa o artigo depois dele. ERRADO: cujo o, cuja a, cujos os e cujas as.
Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.
A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.
Significado de Cuja substantivo feminino [Popular] Pessoa qualquer, sem identificação; dita-cuja: a cuja foi presa em flagrante. Etimologia (origem da palavra cuja).
Significado de Cujo pronome relativo Do qual, da qual, dos quais, das quais, de quem, de que: o marido cujo pai está doente. [Gramática] Indica posse; usado para relacionar dois substantivos, sendo que o primeiro possui uma relação (de consequência, de qualidade, de condição, de sentimento etc ) com o segundo.
1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.
Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.