O Plano de Negócios é o instrumento ideal para elaborar um reflexo do mercado, do produto ou serviço e das metas do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do setor em que atua, produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores.
Um plano de negócios deve apresentar determinadas características que permitam gerir um negócio da forma mais clara e eficiente possível.
O que é um plano de negócio? Trata-se de uma descrição completa do planejamento da organização, que abrange desde a missão da empresa até os seus índices financeiros, e deve conter os objetivos organizacionais, planos de marketing e todas as informações que vão ajudar a viabilizar o seu negócio.
A organização da atividade ocorre quando nela estão presentes os quatro fatores de produção: capital, insumos, mão de obra e tecnologia, na busca do lucro pela realização de determinada atividade. Contudo, compreende-se que a empresa poderá ser exercida sem o fator mão de obra externa (empregados).
De maneira geral, os Recursos Organizacionais podem ser classificados em 5 grupos principais. Recursos Fsicos ou Materiais; Recursos Financeiros Recursos Humanos; Recursos Mercadolgicos; Recursos Administrativos.
Existem basicamente 5 opções para captação de recursos: Capital próprio; Capital de amigos e familiares; Linhas de crédito bancário; Linhas de fomento e subvenção governamental; e capital de risco. A escolha por uma ou por outra forma depende em qual estágio de vida sua empresa está.
A noção de capital próprio é bem simples: tratam-se dos recursos de sócios ou acionistas e que são aplicados na abertura da empresa ou na expansão de suas atividades. ... Outra fonte dessa espécie de capital são os lucros que não foram distribuídos aos sócios.
6 formas de captação de recursos financeiros para empresas
Dessa forma, podemos dizer que os recursos financeiros são os ativos que possuem algum grau de liquidez, tais como dinheiro em espécie, depósitos bancários, títulos, etc. Esses recursos podem ser facilmente utilizados por pessoas ou empresas para se realizar novos investimentos ou qualquer compra que seja realizada.
Recursos financeiros: 7 passos para uma captação eficiente
De forma resumida, captação de recursos financeiros consiste em um conjunto de estratégias e processos que visam levantar e mobilizar certo capital para financiar operações empresariais. ... Ou seja, captar recursos nada mais é que buscar aporte pecuniário para atender à algum propósito da organização.
Como alavancar sua micro/pequena empresa?
Os investidores devem ser remunerados com a participação dos lucros, que pode até ser superior à dos sócios originais. Porém, caso a empresa não apresentar lucro em determinado período, não haverá distribuição de lucros, enquanto o pró-labore deve continuar a ser pago.