Quanto maior a produção, menor o impacto dos custos fixos em cada produto ou serviço e maior a possibilidade de diminuição do preço final para o consumidor.
Vistos de uma perspectiva de curto prazo, os custos totais de uma empresa podem ser divididos em custos fixos, nos quais uma empresa incorre antes de produzir qualquer produto e custos variáveis, nos quais uma empresa incorre no ato de produzir. ... Custo total é a soma dos custos fixos e variáveis de produção.
De um modo geral, o longo prazo é o período de tempo em que todos os custos são variáveis. Não é um período preciso de tempo porque depende das especificidades de cada empresa. Nenhum custo é fixo no longo prazo. ...
As curvas de custo total médio são diferentes no curto e longo prazo porque adivisão de custos totais entre custos fixos e custos variáveis depende do hori-zonte de tempo, e porque algumas decisões empresariais e investimentos sãomais ou menos rígidos dependendo do horizonte de tempo.
Curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais fatores de produção não pode ser modificada. O longo prazo corresponde ao período necessário para tornar variáveis todos os insumos. Não há um período específico, por exemplo, um ano, que separe o curto prazo do longo prazo.
Curto prazo: até 2 anos; Médio prazo: de 3 a 10 anos; Longo prazo: mais de 10 anos.