Os métodos quantitativos aplicados são uma combinação das ciências matemáticas, estatísticas e computacionais. ... As ciências sociais aplicadas constituem um ramo das ciências humanas e sociais e, por sua vez, são constituídas pelas ciências econômicas, da administração, contábeis e atuariais.
OBJETIVO: Desenvolver e aplicar métodos quantitativos para a tomada de decisão por meio de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais.
Objetivos Em geral, os métodos quantitativos são utilizados para: - descrever a distribuição de variáveis pré-determina- das numa população em estudo; - determinar se (e até que ponto) variáveis previamente selecionadas apresentam uma relação de causa e efeito; - estabelecer predição; - avaliar a eficácia, efetividade ...
A técnica de previsão qualitativa é baseada em opiniões, julgamentos de especialistas (SLACK et al., 2009). A técnica quantitativa utiliza dados históricos para realizar, por meio de algum modelo matemático, uma projeção futura (CORRÊA, 2009).
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
Segundo o texto, o método quantitativo tem origem na primeira metade do século XIX centrado na obra de Augusto Comte sobre o positivismo.
A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas. ... Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões.
Algumas técnicas, como as entrevistas, questionário, formulário, podem ser usadas para a coleta de dados de forma quantitativa ou qualitati- va.
Métodos Qualitativos tentam entender o comportamento, o motivo, a causa daquilo acontecer. Seria um aprofundamento de um assunto em uma questão individual. Esses métodos buscam entender a vida do indivíduo pesquisado, as suas condições, as suas particularidades para achar a raiz de um problema.
Tipos de pesquisa qualitativa
Para utilizar uma abordagem qualitativa, o problema de pesquisa tem que se relacionar aos motivos que levam um indivíduo a fazer alguma ação, a pensar de determinada maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.
A pesquisa qualitativa é um tipo de investigação que tem a finalidade de compreender fenômenos em seu caráter subjetivo. A coleta dos dados é descritiva, diferente da pesquisa quantitativa (que é numérica). O foco está mais no processo do que no resultado e a pesquisa não parte de nenhuma hipótese pré-definida.
Como regra geral, use métodos de pesquisa qualitativa para explorar ideias, projetos ou processos que não exijam hipóteses concretas ou feedback estruturado e estatisticamente válido.
A pesquisa qualitativa busca entender um fenômeno específico em profundidade. ... Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a pesquisa qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.
Na pesquisa qualitativa trabalha-se com a indução, pois só é possível construir hipóteses após a observação. Desta forma, entende-se que o pesquisador de nada tem certeza antes de iniciar a pesquisa, o que fará com que ele possa ser influenciado pelos resultados que esta apresentar.
Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem.
Pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. ... A abordagem qualitativa exige um estudo amplo do objeto de pesquisa, considerando o contexto em que ele está inserido e as características da sociedade a que pertence.
A pesquisa para se fazer científica passa por dimensões de preparação, ou seja, seu planejamento. ... Trata-se de uma abordagem teórico-metodológica, com todas as dimensões de preparação, estudo, desenvolvimento e apresentação de pesquisa acadêmico-científica.
A pesquisa quantitativa tem o objetivo de verificar estatisticamente uma hipótese a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isto é, números.
A pesquisa quantitativa. O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.
Características da pesquisa quantitativa Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo; Não há espaço para ambiguidades; Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);
A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.
Pesquisa Exploratória: Envolve uma maior proximidade com o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Pesquisa Descritiva: Levanta dados e utiliza técnicas para a coleta de informações; Pesquisa Explicativa: Tipo de pesquisa que procura explicar os fatores resultantes na problemática central do trabalho.
Verificado por especialistas A abordagem teórica ou fundamentação teórica representa a base que irá sustentar toda a parte argumentativa na pesquisa acadêmica.
Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...