Anisotropia é um fenômeno no qual as propriedades de um material variam dependendo da direção em que são medidas. ... No caso dos sólidos cristalinos como os metais, a direcionalidade de propriedades é intrínseca por natureza e emerge na maioria dos processamentos destes materiais.
Material anisotrópico é aquele onde as propriedades elásticas dependem da direção, tal como ocorre em materiais com uma estrutura interna definida, como no caso da madeira. ... Caso onde as propriedades tem o mesmo valor, independente da direção, o material é denominado isotrópico.
Diz-se que um material é anisotrópico quando as propriedades físicas ou químicas não apresentam as mesmas características nas diversas direções em que se pode analisar tal material. O processo de crescimento da árvore determina uma simetria axial e uma direção predominante das células que constituem o lenho.
Estudos indicam que a anisotropia no solo é causada pela combinação de certos fa- tores que podem mudar com o tempo, como fraturas nas rochas, camadas sedimentares, distribuição mineral heterogênea, presença de poros ou buracos.
Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...
PROPRIEDADES MECÂNICAS Resistência à compressão – Resistência da madeira a forças que tendem a encurtar o seu comprimento. Resistência à tração – Resistência da madeira a forças com tendência a estender o seu comprimento. Resistência à flexão – Resistência da madeira a forças ao longo do seu comprimento.
4) Que propriedades da madeira fazem com que ela possa ser utilizada na fabricação de móveis? solidez; resistência; durabilidade; é moldável.
A madeira é um recurso natural obtido do tronco das árvores. Ela é considerada um recurso renovável, já que novas árvores podem ser plantadas no lugar das que são derrubadas. Utilizada pelos humanos desde a pré-História, é uma matéria-prima de grande importância. A madeira é um recurso natural que vem das árvores.
Quase tudo em uma árvore tem utilidade: elas nos dão alimentos, material para construção, substâncias para várias áreas da indústria e até o papel de livros e revistas. Várias camadas formam a madeira que sustenta uma árvore. E cada pedaço tem substâncias diferentes, com aplicações variadas.
É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos. Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.