Lacerações: ferimentos provocados por impacto. Uma laceração é provocada por um impacto físico breve e violento, por exemplo, se for atingido por um objeto ou colidir com os cantos dos móveis. A pele é mais suscetível a ruturas caso se verifique a presença de osso sob a mesma.
Laceração de 2º grau: é um pouco mais profunda, acometendo parte de tecido muscular, e normalmente precisa dar ponto para ajudar na cicatrização; Lacerações de 3º e 4º graus: são lesões que caminham em direção ao ânus, acometendo esfíncter e mucosa anal, respectivamente.
- Pode usar compressas com toalhas mornas no períneo por 10 minutos, ou tomar um banho morno (de banheira, assento, ou chuveiro, em último caso), caso precise relaxar. - Lave as suas mãos e peça ao seu companheiro para fazê-lo também, caso ele a ajude nas massagens. - Lubrifique seus dedos polegares e o períneo.
Geralmente os pontos caem entre 7 e 10 dias após o procedimento.
Esterilize a ferida Existe uma técnica adequada para passar o iodo ou a clorexidina na ferida. Você deve molhar a gaze com a solução indicada pelo médico e passar na ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta.
Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.