Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax.
Assim, estruturas hiperecoicas costumam ter uma densidade maior, enquanto as hipoecoicas ou anecoicas têm pouca ou quase nenhuma densidade. Os nódulos são lesões formadas pelo acúmulo de tecidos ou líquidos que medem mais do que 1 cm de diâmetro e são, geralmente, arredondados e semelhantes a caroços.
Granulomas hialinizantes são lesões pulmonares fibrosantes raras, de etiologia ainda desconhecida(1). Mais da metade dos pacientes tem fenômenos auto-imunes associados ou exposição a antígenos micobacterianos ou fúngicos(2).
O que é granuloma no pulmão? O granuloma é uma reação cicatricial que ocorre em diversos tipos de tecido humano, e decorre da cicatrização de infecções ou doenças inflamatórias que agrediram aquela estrutura.
O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.
tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.
– Granuloma de tipo corpo estranho é uma a reação a um material imunologicamente inerte, que pode ser exógeno (fios de sutura, talco, fibras de algodão, metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, etc.) ou endógeno (queratina, colesterol, fragmentos de pêlo, microcristais de urato no tofo gotoso).
Na maioria das vezes esse granuloma é a reação do organismo a um fio cirúrgico utilizado na sua cirurgia. No entanto, já vi casos de foco de endometriose em cicatriz de parto cesareano, cujas dores e inchaços são cíclicos, de acordo com o ciclo menstrual.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
Provavelmente trata-se de cicatriz hipertrófica sim. Na maioria dos casos, o tratamento consiste no uso de adesivos contendo corticóide ou infiltração de corticóide na cicatriz. Alguns casos necessitam de laser ou correção cirúrgica. Para adequada avaliação e conduta, consulte o dermatologista.
O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão e sem coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, não se assuste, afinal, foram cortados os nervos junto da pele.
A endometriose em cicatriz cirúrgica pode ocorrer depois de procedimentos cirúrgicos como a miomectomia (retirada dos miomas) ou histerectomia (retirada do útero). Contudo, é a cesárea o tipo de cirurgia responsável pela maioria dos casos de endometriose em cicatriz cirúrgica.
A endometriose intestinal pode acontecer e surge quando o tecido endometrial, que reveste o interior do útero, começa a crescer no intestino, causando aderências. Esse tecido também responde aos hormônios, e por isso sangra durante a menstruação.
Apesar de não haver uma relação clara entre a presença da endometriose e a gênese de câncer, alguns estudos sugerem que mulheres com endometriose tem maior risco de alguns subtipos de câncer de ovário, como o endometrioide e de células claras.