Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.
No enfisema pulmonar, os pacientes têm um aumento anormal e permanente dos espaços aéreos distais aos bronquíolos, que são as estruturas que têm a função de levar o ar para dentro e para fora dos alvéolos. Isso resulta na redução da área dos pulmões, com destruição das paredes alveolares.
O enfisema pulmonar provoca uma destruição dos tecidos alveolar e pulmonar que dificulta o processo de oxigenação do sangue. Outros sintomas da doença são chiado e aperto ao respirar, tosse seca, falta de energia e a chamada hiperinsuflação pulmonar, situação em que os pulmões ficam cheios de ar.
Enfisema pulmonar vira câncer? O enfisema não é câncer, mas aumenta as chances da pessoa desenvolver câncer de pulmão, principalmente se ela continuar fumando depois do diagnóstico.
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento
Como é o tratamento
Resultados de um estudo clínico conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto indicam que a colchicina – medicamento usado há décadas no tratamento da gota – pode ajudar a combater a inflamação pulmonar e a acelerar a recuperação de pacientes com as formas moderada e grave da COVID-19 ...