O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção. É nessa organela que muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático, como proteínas, são modificadas, armazenadas e endereçadas.
É o Complexo de Golgi a Organela Celular responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias.
Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias. Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.
Resposta. É o Complexo golgiense, uma organela composta de discos membranosos achatados e empilhados.
Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula. ... Esse fenômeno ocorre, por exemplo, para regular os níveis de cálcio no sangue, quando enzimas são liberadas e quebram as áreas de matriz óssea.
Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas formadas na fagocitose e na pinocitose, que contêm partículas capturadas no meio externo, fundem-se aos lisossomos, dando origem a bolsas maiores, onde a digestão ocorrerá.
Os lisossomos são organelas cujas membranas tem origem nos sáculos da face TRANS do complexo de Golgi (CG), principalmente de suas margens, ou na TGN enquanto suas enzimas hidrolíticas são sintetizadas no RER e adicionadas de açúcares marcadores nas cisternas do CG.
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.
Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular e a capacidade de formar cílios e flagelos. ... - Podem se duplicar ao logo do ciclo que incorpora a divisão celular; - Se deslocam em direção aos polos da células para formar os cílios e flagelos.
A principal função do lisossomo é a digestão intracelular, ou seja, a organela quebra e digere partículas do exterior da célula ou até mesmo de dentro da própria célula. Isto é, os lisossomos participam do processo de autofagia.
Os plastos são organelas delimitadas por uma dupla membrana, estando relacionados com a fotossíntese e o armazenamento de substâncias. Os plastos, também chamados de plastídios, são estruturas encontradas nas células vegetais que representam uma das principais diferenças entre essas células e as células animais.