E não para por aí: a auréola fica mais larga e escura, resultado dos altos níveis de estrógeno. As glândulas de Montgomery (aquelas pequenas bolinhas na auréola e no mamilo) começam a crescem e produzir óleos que protegem os mamilos e auréolas de rachar ou secar durante essa transformação.
Pelo nos seios Segundo a Dra. Mantelli, é normal ter pelos nas mamas, principalmente na auréola, porque a pele contém folículos pilosos, locais onde há formação dos pelos. "Existem alterações hormonais que aumentam a quantidade de pelos nesta região", explica a especialista.
Sim. Não é incomum que o tamanho de aréolas e mamilos mude ao longo de toda a sua vida. Durante a puberdade, seus ovários começam a produzir o hormônio feminino estrogênio. Isso faz com que seus mamilos cresçam e suas auréolas escureçam.
"Ao fim de seis meses de amamentação, seus seios devem começar a diminuir", explica a Dra. Kent. "Isso não é sinal de que você está produzindo menos leite, mas pode ser que esteja perdendo tecido adiposo da mama. Quando o bebê tiver 15 meses, seus seios devem ter o mesmo tamanho de antes da gravidez, mas não menor.
O processo de voltar à amamentação precisa: