O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno de origem epitelial, com crescimento lento, frequentemente encontrado na mandíbula ou maxila.
O tratamento de escolha para o ameloblastoma, na maioria dos casos, é a ressecção cirúrgica. Essa opção de tratamento é a mais preconizada devido ao alto índice de recidiva das lesões tratadas de forma mais conservadora.
Radiograficamente, pode apresentar-se como lesões radiolúcidas uni ou multiloculares, normalmente com limites bem definidos de forma semelhante a “favos de mel” ou “bolhas de sabão”. Histologicamente, possui diversos padrões, principalmente a variante multicística.
O queratocisto ou ceratocisto é uma lesão benigna de crescimento lento e continuo, como as lesões císticas, entretanto difere-se pelo fato de ser agressivo, expansivo e recidivante. Por essas características discute-se sobre sua classificação em cisto ou turmor odontogênico.
O ameloblastoma foi o tumor odontogênico mais frequente (43%), seguido do tumor odon- togênico ceratocístico (26%), mixoma odontogê- nico (11%) e odontoma (10%). o mais comum cisto odontogênico foi o cisto paradentário.
Os odontomas compostos são aqueles que se originam de uma proliferação exagerada da lâmina dentária, em que todos os tecidos dentais estão representados de uma maneira organizada, formando estruturas semelhantes a dentículos.
Linfonodos, cistos e alergias podem causar a formação desses nódulos. Um nódulo pode aparecer em qualquer lugar da área macia, abaixo do queixo e da mandíbula. O nódulo pode ser grande, pequeno, firme ou macio, dependendo da causa. A pele ao redor pode se encontrar tensa e sensível, ou até dolorosa.
Os sintomas e sinais do câncer de boca Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; Nódulos (caroços) no pescoço; Rouquidão persistente;Nos casos mais avançados observa-se: Dificuldade de mastigação e de engolir.
Infecções como a foliculite e o carbúnculo podem afetar os folículos do cabelo e causar sensibilidade no couro cabeludo, tornando-o dolorido, sensível e quente ao toque, sendo mais frequente em pessoas com diabetes, com doenças da pele, como eczema ou aquelas que tenham o sistema imune fragilizado.