O treino de membros inferiores não se limita apenas a exercícios de fitness para as pernas. Deixamos-lhe 6 exercícios para que possa tonificar outros músculos importantes dos membros inferiores. O corpo humano é composto pela cabeça, tronco, membros superiores e inferiores.
MI → Membro inferior. ... MMII → Membros inferiores. MMSS → Membros superiores.
A redução da força muscular é proporcional à redução da massa muscular e, pelo fato dos membros superiores (MMSS) serem usados extensivamente nas atividades de vida diária, essa perda ocorre predomi- nantemente nos membros inferiores (MMII) (7, 8).
Este exame representa o registro elétrico da atividade muscular. Ele pode ser executado em qualquer parte do corpo. A eletromiografia de MMII é o local mais comum onde o exame é realizado.
No total, os membros inferiores são formados por 62 ossos, que estão conectados ao restante do esqueleto pela cintura pélvica. Didaticamente, os ossos desse membro são divididos em quatro grupos principais: ossos do quadril, coxa, perna e pé.
O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. A cabeça é formada pelo crânio e a face. ... Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).
Os músculos do membro inferior podem ser divididos em músculos do quadril, músculos da região glútea, músculos da coxa, músculos da perna e músculos do pé.
Músculos dos Membros Inferiores
É composto por quatro músculos que recebem nomes distintos, pois tem origens diferentes, mas possuem uma única inserção comum. São eles: M. reto femoral: É o maior em comprimento.
Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio).
São eles os músculos flexor curto dos dedos e quadrado plantar, quatro músculos lumbricais do pé, três músculos interósseos plantares e quatro músculos interósseos dorsais. Os músculos plantares mediais atuam sobre o dedão do pé, ou hálux.
A perna é dividida em três compartimentos: anterior, posterior e lateral. O grupo muscular anterior inclui: tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos e o fibular/peroneal terceiro. O compartimento posterior consiste em sete músculos no total, divididos nos grupos superficial e profundo.
O tríceps sural é a região posterior da perna, essa região é composta por três cabeças musculares, duas delas formam o músculo gastrocnêmio, e uma delas forma o músculo sóleo.
Na extremidade inferior onde ficam os maléolos lateral (fíbula) e o medial (tíbia), encontram-se os ossos do pé, que se articularão com as extremidades dos ossos da perna.
Compartimentos da perna são o anterior, para os flexores (nervo fibular profundo); lateral, para os fibulares (nervo fibular superficial), e o posterior, para os extensores (nervo tibial).
Músculos extrínsecos: estão abaixo do joelho e na inserção do pé e são os responsáveis por realizarem os movimentos do tornozelo chamados de dorsiflexão, plantiflexão, inversão e eversão. Além disso, esses músculos também atuam na movimentação dos artelhos (dedos).
Articulação do tornozelo
Função. O músculo tibial anterior é o músculo mais medial do compartimento anterior da perna. É responsável pela dorsiflexão e inversão do pé.
Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.
O Joelho. O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural).
Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos. O tendão de Aquiles ou tendão de calcâneo é o mais resistente e o mais vulnerável do corpo.