É mais comum em mulheres e pessoas idosas. Ela é, de maneira geral, definida como alteração do hábito de evacuar por diminuição da frequência. Ocorrem também modificações na forma das fezes, além de maior esforço e/ou manobras necessárias para expelí-las, critérios estes que também fazem parte do diagnóstico.
verbo transitivo e intransitivo Expulsar naturalmente os excrementos. Química Operação de purificar um líquido.
O sistema nervoso parassimpático controla a maior parte dos estímulos sofridos. A defecação é iniciada por alguns reflexos. O reflexo intrínseco (mediado pelo sistema nervoso entérico) e o reflexo parassimpático.
Reflexo intrínseco Mediado pelo sistema entérico local na parede do reto. Quando as fezes chegam ao reto a distensão da parede retal desencadeia sinais aferentes que se propagam pelo plexo mioentérico para iniciar ondas peristálticas no cólon descendente, sigmoide e reto, forçando as fezes na direção anal.
6 chás laxantes para combater a prisão de ventre
Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!
A longo prazo, o medicamento causa uma espécie de dependência e, para produzir o mesmo efeito, a dose precisa ser aumentada. Dentre as complicações envolvidas estão desidratação e desnutrição pelo excesso de evacuação com perda de nutrientes e água, cólicas abdominais e problemas renais.
O que é laxante e para que serve? O laxante é um medicamento utilizado para tratar a prisão de ventre, que provoca contrações intestinais e estimula a eliminação de fezes.
O excesso dos laxantes pode causar também os problemas em outros órgãos. É comum acontecer problemas renais e/ou cardíacos em função da eliminação de eletrólitos que são importantes para o funcionamento dos mesmos, como as vitaminas e o cálcio.
Com o uso excessivo de laxantes, estas haustrações vão sumindo e a o intestino grosso sente uma maior dificuldade para funcionar. Além, disso é como se ele aumentasse de tamanho, pois as "dobrinhas" foram "alisadas". Assim, o caminho para as fezes saírem fica ainda mais longo.
Embora algumas pessoas pensem que tomar laxante emagrece, isso não é verdade. O laxante irá limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento, pois com o intestino vazio a barriga parece menor, menos inchada.
Laxante não ajuda a emagrecer "Se você usar laxantes para perda de peso, até pode se pesar depois e ver o número na balança reduzir. Porém, a única coisa que, de fato, está perdendo é água. Pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes", explica Machado.
Embora seja uma prática comum, tomar laxante para perder peso não emagrece. O medicamento, na verdade, irá apenas limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento: com o órgão vazio, a barriga parece menor, menos inchada.
Tomar 1 a 2 comprimidos à noite, ao deitar ou de acordo com as indicações do médico. Dose máxima diária de 4 comprimidos. Não é recomendado tomar mais comprimidos por dia.