O START (Simple Triage And Rapid Treatment; Triagem Simples e Tratamento Rápido) é o método de triagem mais utilizado ao redor do mundo (G. Super et al,. 1994). É um método simples, rápido e sistematizado que se baseia na capacidade de andar, avaliação da respiração, circulação e nível de consciência.
No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena. Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida.
Utilizado para classificação em acidentes com múltiplas vítimas para efetuar-se a triagem das mesmas. Os cartões são apresentados em cores padronizadas de acordo com a gravidade de cada vítima: vermelha, amarela, verde ou preto.
AMUVI é a sigla para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Na última semana os Cadetes do 2° ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares da APMG participaram do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas.
Outro método é o C.R.A.M.P – Circulação, Respiração, Abdome, Motor ou Movimento e Psiquismo ou Palavra. ... do trauma: Airway, Breathing, Circulation, Disability, Exposure, sendo: Vias Aéreas, Respiração, Circulação, Neurológico, Exposição. Cada item avaliado na triagem sugere o passo seguinte no socorro.
A legislação brasileira dispõe que os profissionais de APH estão divididos em dois grupos: Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros; auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Profissionais de outras áreas: policiais, guarda municipal; bombeiros e motoristas de veículos de urgência e emergência.