A Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental visa, primariamente, iniciar o graduando nos princípios de técnica cirúrgica considerados necessários a todas as áreas médicas, contribuindo assim para uma formação generalista, e simultaneamente, aprofundar o ensino sobre as principais técnicas cirúrgicas ...
A descrição de um procedimento cirúrgico deve conter os dados de identificação do paciente, o nome do procedimento cirúrgico, o diagnóstico, o nome do cirurgião e de seus auxiliares, a hora do início e do fim da operação e, principalmente, a descrição sumária dos tempos cirúrgicos.
A técnica da dermorrafia consistiu de incisão da pele de modo elíptico em torno da base cornual, divulsionando-se o tecido mole até que fosse possível a amputação do corno com fio serra de Liess.
DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.
As cirurgias podem ser classificadas quanto à urgência cirúrgica que engloba: - Cirurgia eletiva: Tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado. Por exemplo: mamoplastia, gastrectomia.
De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.