Aos Tabeliães (ou notários) compete formalizar juridicamente a vontade das partes, intervir nos atos e negócios jurídicos os quais as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade e autenticar fatos.
Ele desempenha atendimento ao público, rotinas cartoriais, é responsável por protocolos, escrituras públicas, autenticação de títulos, lavraturas, registros de compra e venda de imóveis, nascimento, casamento e óbito. Além disso, é sua função executar determinações de juízes, via despacho de documentos.
O Escrevente Técnico Judiciário é o profissional que trabalha diretamente com juízes. Sua principal tarefa é encaminhar corretamente os processos conforme os despachos e decisões dos magistrados. Além disso, é responsável pela transcrição do que acontece em audiências.
R$ 8.
O Analista Judiciário pode atuar em diversas áreas como: na área Administrativa, que exige formação em qualquer curso de nível superior; na área Judiciária que exige formação em Direito; ou em áreas de Apoio Especializado, que pedem que o candidato tenha registro em seu conselho de classe (seja ele em Medicina, ...