Se o banco se negar a fazer a abertura da conta salário porque você tem o nome sujo ou porque tem dívida no banco, o correto é registrar um Boletim de Ocorrência Policial. Depois de registrado o BO, registre uma reclamação no site do Banco Central e no PROCON de sua cidade.
Como ela foi criada para poupar o dinheiro, não para movimentar, não se pode receber o salário nesse tipo de conta. A movimentação permitida é a mais básica: 2 saques, 2 transferências.
Bom, o correto é que a própria empresa faça o encerramento da conta. O empregador deve entrar em contato com o banco e solicitar o cancelamento, e não o empregado. E caso não haja esse contato, depois de três meses sem depósitos de salários realizados na conta, ela deve ser cancelada automaticamente pelo banco.
Após a demissão ou pedido de saída, então, o ex-empregado deverá confirmar com o banco ou empresa o fechamento da conta. É comum que, após três meses sem movimentação, ela seja encerrada automaticamente pelo banco.
Esta é uma modalidade de conta que possui serviços limitados, pois o seu único propósito é o recebimento da remuneração mensal. O salário é depositado na conta todos os meses, e é opção do titular deixa-lo acumular ou não. Ou seja, pode-se guardar o dinheiro depositado pelo seu empregador, caso queira.
Assim, por ser uma conta isenta de tarifas e poucas possibilidades de movimentação, muita gente pode pensar que essa é uma boa forma de guardar dinheiro. Isso é possível, sim, afinal, seu dinheiro fica lá até que seja transferido para outra conta ou usado.
Conclusão: Conta Salário – Apenas o empregador responsável pela conta consegue efetuar o depósito e/ou transferência para essa conta. O trabalhador só pode sacar e/ou transferir o dinheiro ali depositado para outro banco (portabilidade do salário). Conta-corrente – recebe depósito de quaisquer pessoas.
Diferentemente da conta corrente, que permite ao cliente movimentar suas finanças como preferir, a conta salário tem um fim específico: o pagamento de proventos, pensões, saldos, aposentadorias, décimos e demais recebimentos do tipo.
Veja como é fácil