Os três principais tipos são: Layout por produto ou linear no qual o produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos. ... Layout por processo ou funcional, é aplicado, por exemplo, quando são fabricados produtos com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos.
Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo.
No layout linear (ou em inglês product layout) os equipamentos são dispostos de acordo com uma determinada sequência de operações, ficando fixos, enquanto os materiais se movem pelos vários equipamentos (Camarotto, 1998, p. 69-70).
Quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamentos, máquinas, instalações e pessoas movem-se de e para a cena de processamento na medida do necessário. As necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo operacional é que dominam a decisão sobre o arranjo físico.
Um bom planejamento em layout pode trazer benefícios expressivos como:
Um layout correto proporciona um fluxo de comunicação entre as atividades de maneira mais eficiente e eficaz, melhor utilização da área disponível, um fluxo de trabalho mais eficiente, facilidade na gestão das atividades, diminuição de problemas ergonômicos e flexibilidade para mudanças / adequações.
Em suma, objetivo básico do layout é garantir um bom fluxo de trabalho, material e informações por meio de um sistema, ou seja, garantir uma distribuição eficaz de recursos, ferramentas e pessoas dentro da empresa.
Layout celular Limitações : O controle da produção torna-se mais complicado. Aumento do trabalho em processo. Requer uma alta habilidade dos funcionários em relação ao layout do produto.
Layout celular É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem.
O layout possibilita a reorganização e otimização do processo produtivo da melhor forma, e, para fazê-lo, é necessário: Diminuir investimentos em equipamentos. Diminuir tempo de produção. Melhorar a utilização do espaço existente da forma mais eficiente possível.
Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em seqüência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.
A principal característica desse tipo de arranjo físico é a flexibilidade quanto ao tamanho de lote por produto, permitindo elevado nível de qualidade e produtividade, diminui os estoques e o transporte dos materiais.
Os layouts são arranjos físicos dentro de uma organização. O objetivo de existir layouts na área produtiva das empresas é melhor o fluxo de movimentação dos materiais e de pessoal, gerando maior eficiência na execução das atividades.
O arranjo físico também é extremamente importante para promover a segurança no ambiente de trabalho, pois garante o oferecimento de condições laborais mais seguras, evitando possíveis acidentes e doenças profissionais.
O arranjo físico também é extremamente importante para promover a segurança no ambiente de trabalho, pois garante o oferecimento de condições laborais mais seguras, evitando possíveis acidentes e doenças profissionais.
O estudo de Layout visa basicamente definir ou redefinir o arranjo físico de uma instalação. Dessa maneira, máquinas, equipamentos, mão de obra, áreas de movimentação e estoques são integrados e posicionados de uma maneira harmônica.
O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear. A escolha do tipo do layout depende de basicamente dois critérios: volume de produção e variedade dos produtos.
A escolha do arranjo físico de uma organização é uma decisão delicada e de central importância. Esta decisão envolve o posicionamento dos recursos produtivos, pessoal, máquinas e materiais, depende principalmente de duas variáveis: volume e variedade.
2) ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA OU DE UM DEPARTAMENTO - É a disposição das unidades individuais de produção (maquinas), postos de trabalho e locais de armazenagem, relacionados entre si. - É nesse estudo que estamos mais de perto interessados, sendo que os detalhes serão desenvolvidos a seguir.