As substancias hidrofóbicas, possuem uma "aversão à molécula da água" , ou seja, são insolúveis em água. As hidrofílicas possuem afinidade com a molécula da água, e são solúveis nela. Os semelhantes se atraem. Sendo a água polar, e as substancias hidrofílicas também - elas se atraem.
O efeito hidrofóbico é o aumento de entropia atribuído à liberação de moléculas de água solvatando as cadeias carbônicas.
As ligações de hidrogênio entre as moléculas de água são as responsáveis por suas propriedades e embora sejam ligações consideradas “fracas” quando comparadas às ligações covalentes, em conjunto elas são fundamentais para a manutenção das estruturas tridimensionais das biomoléculas. ...
As substâncias podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com sua afinidade pela molécula de água: Hidrofílicas: são moléculas polares, têm afinidade pela água e podem ser dissolvidas em água. Ex: os glicídios. Hidrofóficas: são moléculas apolares, não têm afinidade pela água e não se dissolvem na água.
Ligações de hidrogênio nas moléculas de água Essas atrações são um exemplo de ligações de hidrogênio, interações fracas que se formam entre um hidrogênio com uma carga positiva parcial e um átomo mais eletronegativo, tal como oxigênio.
H → F É esse tipo de força intermolecular que ocorre, por exemplo, entre as moléculas de água. Tais moléculas são polares, sendo que o oxigênio possui carga parcial negativa (δ-) e os hidrogênios possuem carga parcial positiva (δ+).
Formula molecular Por exemplo a fórmula da água H2O. Nesta fórmula aparecem letras e número. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. ... No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por 2 átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigênio.
A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
H2O
Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás – possui um pH um pouco mais ácido (5 – 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.
Assim como a água mineral, a água gaseificada (naturalmente ou por processo industrial) possui o mesmo poder de hidratação.
A água com gás artificial é feita a partir da infusão de dióxido de carbono sob pressão na água mineral. Mas ela também pode ser encontrada de forma natural, como as águas Perrier (francesa) e San Pellegrino (italiana). De modo geral, a água com gás é refrescante e uma boa alternativa aos refrigerantes açucarados.
Uma outra dica interessante é diminuir ao máximo a quantidade de ar dentro da garrafa. Isso “obriga” o gás a se manter misturado no líquido, uma vez que não há espaço para ele ser liberado. Para o refrigerante não perder o gás, você pode simplesmente colocá-lo em outro recipiente menor.