Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.
As fundações superficiais são elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
A figura 8 acima mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata....
Fundações superficiais. Quando a profundidade de escavação é inferior a 3 m e o peso (carga) é leve. É o tipo de fundação utilizado na construção de casas, sobrados, etc. Possuem baixo custo de execução, devido ao menor consumo de material e por não ter a necessidade de maquinário para a realização das escavações.
três metros
Fundação superficial A profundidade máxima da fundação superficial é normalmente de três metros (daí seu nome). Do ponto de vista do design, as fundações superficiais são classificadas da seguinte forma: Sapatas: usam o concreto armado para dimensionar pelas armaduras.
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.
Quais são os tipos de sapatas de fundação?
A fundação é a estrutura responsável por absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo. Para que qualquer obra permaneça no lugar, sem rupturas e sem sofrer instabilidade é preciso de um alicerce.
Tipos de fundações: qual a importância em uma obra e como escolher o mais adequado. A fundação é a parte mais importante de uma construção. Ela é o alicerce necessário para que a obra se mantenha resistente e que, com o tempo, não haja rupturas na estrutura do edifício.
As fundações têm uma importância muito grande na segurança de qualquer obra. São elas que distribuem adequadamente o peso da construção para o solo, de maneira segura, evitando riscos de deslizamentos de terra e outros problemas, como trincas e rachaduras nas paredes.