As casquinhas de sorvete precisam ser conservadas em embalagens plásticas para garantir sua crocancia! Sua validade deve vir impressa na embalagem da casquinhas.
Primeiro banho. Derreta a cobertura e despeje uma porção dentro do cone, gire para que cubra completamente a parte interna e vire para retirar o excesso. Coloque o cone em um suporte para secar e repita o processo com os outros cones. Leve-os à geladeira por cerca de 10 minutos ou até que a cobertura esteja seca.
Sirva seu sorvete como nas melhores redes de sorveterias, faça deliciosos cones trufados e muito mais!
10 dias
Guardar trufa em geladeira - Na geladeira a temperatura é baixa e a umidade também. A trufa irá se conservar mas assim que sair de lá irá ter o efeito Sugar-Bloom e Fat-Bloom, ou seja, irão se derreter e ainda criar uma camada acinzentada pelo fato de ter sido armazenado abaixo do ponto de fusão.
O ideal, mesmo para as casquinhas simples é que a gente espere 24 horas após o chocolate cristalizar para poder embalar. Isso porque, se a temperagem for bem-feita esse é o tempo que o chocolate leva para estabilizar e ficar ainda mais firme.
Validade máxima: 15 dias. Para uma boa margem de segurança, ou seja, para ter certeza que a sua trufa não vai estragar no ponto de venda nem na boca do seu cliente, a validade é 7 dias.
A massa da trufa (não a trufa pronta) pode ficar na geladeira até 15 dias. Trufas e bombons prontos quando colocados na geladeira ou freezer, ao voltarem para temperatura ambiente perdem suas propriedades fazendo com que o chocolate fique esbranquiçado e suando conferindo ao produto um aspecto desagradável.
três dias
Utilize um papel para embalagem próprio para trufas, mantendo-as bem embaladas em um local fresco e arejado. A validade em temperatura ambiente é de 5 dias e 10 dias se for conservada na geladeira.
Para isso, o ideal é deixar os chocolates bem embalados e, se não for possível, colocá-los em saquinhos que impeçam a entrada de ar. Dessa forma, não será preciso apelar para a geladeira e o sabor será preservado, assim como sua aparência brilhante.
6 formas de prevenir que o chocolate derreta no calor
Mantenha o chocolate em local seco e escuro, em temperatura entre 12 e 20ºC. Mantenha o chocolate bem embalado para evitar entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos (a gordura presente no chocolate absorve estes odores).
No derretimento, você poderá usar dois métodos: micro-ondas ou banho-maria.
Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.
Você pode derretê-lo em banho maria usando apenas o vapor da água até atingir a espessura que preferir, depois colocar sobre o bolo. Ou, aproveitar a temperatura do bolo quente e colocar os pedacinhos de chocolate sobre a massa que acabou de sair do forno. Quando estiver derretido é só espalhar para cobrir.
Já te adianto que pra conseguir deixar a sua cobertura mais fluída, basta misturar com óleo de coco. Eu indico uma proporção de 5% sobre o peso da cobertura. Por exemplo se você estiver utilizando meio kg vai usar 25g de óleo de coco.
Como derreter chocolate em banho-maria com creme de leite Leve ao fogo uma panela com o fundo de água e encaixe um recipiente menor com o chocolate em cima. Vá mexendo até derreter totalmente; Com o chocolate bem derretido, retire do banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture bem para ficar homogêneo e pronto!
Se o Chocolate ficar brilhante é porque está pronto para ser usado. Caso o Chocolate esteja manchado, volte ao micro-ondas por 30 segundos e faça a temperagem novamente. Durante o manuseio do Chocolate, caso ele endureça muito, pode retornar ao micro-ondas, em potência média, por 30 segundos.
Na maioria dos casos em que o chocolate entra em contato com umidade não dá pra salvar mas se cair umas gotas de água, se você conseguir remover aquela partinha de chocolate que tá com a gotinha de água então tá tudo ok e não se tem maiores sustos, só precisa se certificar que removeu tudo.
Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios. Isso se deve à diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Para evitar este problema, não deixe o chocolate por muito tempo na geladeira e não use o freezer.
O segredo é juntar mais água. Se a quantidade de água for pelo menos uma colher de sopa por cada 50 g de chocolate, vai ver que ele derrete bem. Se calhar não dá para usar esse chocolate nuns bombons ou qualquer outra aplicação que o exija puro, no entanto pode usá-lo numa mousse.
2 colheres de chá de gordura para um saco de 11,5 onças de pedacinhos semi-doces funcionaram muito bem para afinar o chocolate para mergulhar e endurecer.
O calor excessivo é uma das causas que fazem com que nosso chocolate fique pastoso, porque o calor resseca o chocolate, ele perde gordura, desidrata, resseca e simplesmente parece que ele não derrete. ... Para que não seja a água a aquecer o bowl para derreter o chocolate, mas o vapor que se forma lá dentro.
CASCATA DE CHOCOLATE MEIO-AMARGO Gire o Botão de Controle até a posição AQUECER e deixe em pré-aquecimento por 5 min. Pique o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria ou no microondas na potência média por mais ou menos 3 min. Misture bem até que o chocolate fique bem homogêneo.
Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.