A idéia de infância e a sua escola, Primeira identidade: “a criança-adulto” ou a infância negada, Segunda identidade: a criança-filho-aluno ou a infância institucionalizada, Terceira identidade: a criança-sujeito social, sujeito de direitos, Função da instituição de Educação Infantil: educar e cuidar.
Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas. Diante disso, é importante destacarmos a inteligência emocional como ponto de partida para as competências pessoais e sociais.
A BNCc é orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e une-se aos propósitos direcionadores da educação, objetivando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.
Igualdade, Diversidade e Equidade A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.