O repressor trp com o triptofano se liga ao operador, bloqueando a RNA polimerase de se ligar ao promotor e impedindo a transcrição do operon. Por outro lado, quando há pouco triptofano na célula, o repressor trp fica inativo (porque não há triptofano disponível para se ligar e ativá-lo).
A metilação envolve a adição de um grupo metil ao ADN; por exemplo, ao carbono número 5 da anel de pirimidina da citosina; neste caso, em eucariotos, com o efeito específico de atenuar a expressão gênica pela inibição da transcrição.
2) Que mudanças ocorrem na estrutura da cromatina e que papel essas mudanças têm na regulação gênica eucariótica? Resposta: As histonas são suscetíveis a uma grande variedade de modificações pós-traducionais, tais como acetilação, fosforilação, metilação e ubiquitinação.
Depois da replicação do DNA, cada cromossomo agora consiste em duas cromátides irmãs ligadas fisicamente. Depois da condensação dos cromossomos, estes se condensam para formar estruturas compactas (ainda formadas por duas cromátides). ... O que acontece com um cromossomo à medida que a célula se prepara para a divisão.
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula de DNA, e para permitir maior controle de tais genes por parte da célula. ...
A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo.