Quando o motor possui quatro terminais que saem dos enrolamentos da máquina ou três terminais, um dos enrolamentos é comum, sendo possível identificá-lo com auxílio de um multímetro, medindo a resistência de dois pontos de enrolamento do motor monofásico.
- Frenagem Reostática Neste tipo de frenagem o induzido ou armadura (rotor) do motor é desligado e conectado a uma resistência de carga. Nessa situação a máquina funciona como gerador, utilizando a energia cinética armazenada no conjunto mecânico.
Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor a ser aplicada.
Além da motorização, a frenagem do motor de indução trifásico também é importante para a eficácia do funcionamento. ... Especialmente para realizar a frenagem regenerativa, ou seja, retirar a energia destinada à aceleração do motor é usado um inversor de frequência regenerativo, que devolve a energia ao sistema.
A frenagem regenerativa, em âmbito geral, é um mecanismo de recuperação de energia que retarda o movimento de veículos – geralmente elétricos – convertendo energia cinética em outras formas. ... Em ambos sistemas de frenagem os freios eram acoplados para atuarem como geradores.
Um sistema de regeneração de energia cinética é uma tecnologia em que a energia cinética gerada na frenagem que seria desperdiçada e é recolhida, e em seguida é transformada em outras formas de energia, normalmente energia elétrica e reutilizada.
A frenagem dinâmica é um método de frenagem utilizado por uma locomotiva – apenas para citar um exemplo -, onde os motores elétricos da tração de diesel/elétrico são invertidos, transformando efetivamente os motores em geradores.
Entenda como funciona o sistema de freios dos trens. São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM. ... Quando o comboio já está na estação, é acionado, automaticamente, o freio de estacionamento.
Resposta: São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. ... Esse sistema reduz de cerca de 100 km/h para aproximadamente 12 km/h a velocidade do trem. Na fase seguinte, entra em ação o sistema de serviço, ou sapata.
Um dos principais componentes de freio é o material de atrito, utilizado no contato entre partes móveis e estáticas do sistema. ... Veículos de menor peso, mas com velocidade elevada, acabam gerando a mesma quantidade de energia que um trem pesado durante a frenagem.
O trem que transporta o minério de ferro de Carajás, no Pará, que tem as maiores e melhores minas a céu aberto do mundo, até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão, é maior trem de carga do mundo. Ele tem 330 vagões, puxados por quatro locomotivas, com quase 3.
De acordo com os trabalhadores ouvidos pela reportagem da TV TEM, por volta das 8h30 uma pessoa teria usado uma chave-mestra para tirar os parafusos da talas de ferro que unem um trilho a outro. Sem os parafusos, os trilhos ficaram instáveis, provocando o descarrilamento da composição formada por 10 vagões.
Dispõem de um motor diesel que funciona pela compressão de ar em câmaras denominadas cilindros. Quando o ar é comprimido, a sua temperatura aumenta. O calor resultante inflama o combustível injetado no cilindro. A energia produzida neste processo transmite-se às rodas que movem a locomotiva.
O consumo das locomotivas HELPER é estipulado em 5000 litros mas recentes pesquisas com HELPER lincado, formando o QUADRICOTROL, apresentou consumos na faixa de 3000 a 3500 litros de óleo diesel para as duas locomotivas.
A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. ...