Além disso, os itens (perguntas) devem ser de fácil entendimento e as alternativas de resposta precisam ser claramente definidas. Em muitos casos, existe uma pré-aplicação do instrumento com intuito de quantificar a clareza das perguntas. Essa fase é importante na prevenção de resultados insatisfatórios.
Independentemente do instrumento, a metodologia requer que dois tipos de validação sejam realizados: a validação interna, que se refere ao quão bem o instrumento mede o que está proposto a medir e a validação externa, que se relaciona com os testes de hipóteses a partir dos dados amostrais com o objetivo de se inferir ...
Níveis de Mensuração Uma escala fica perfeitamente determinada quando fixamos uma origem e uma unidade. Na matemática, geralmente a origem é fixada em zero por uma questão de conveniência. Da mesma forma a unidade é geralmente unitária.
A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.
Validade preditiva é o grau com que o resultado de um teste (ou medida) prevê o comportamento futuro do indivıduo. Por exemplo o resultado de um teste `a in- teligência (IQ) pode predizer o sucesso escolar de uma criança.
6) Validade aparente (face validity): consiste em se ter “peritos” revendo os conteúdos de um teste para ver se eles são apropriados “em sua cara” (Mosier, 1947, 1951). Ouve-se com mais freqüência ultimamente que um dado teste psicológico que pode ser válido numa situação não o é em outra.
Construto designa em ciência um conceito teórico não observável diretamente. ... Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.
Resposta. Construtos são abstrações, construções teóricas que objetivam organizar e atribuir significados ao nosso ambiente (1). são exemplos de construtos: ansiedade, dor sentimento de impotência, desesperança, pesar, medo.
Operacionalizar conceitos: significa esclarecer o significado de cada um dos conceitos essenciais à pesquisa e definir como o conceito poderá ser transformado em uma variável que pode ser examinada empiricamente.
Assim, a operacionalização é o processo de derivar previsões a partir de hipóteses; ou seja, representar uma variável teórica através de uma variável operacional (conhecida em inglês como surrogate ou proxy). Operacionalizar é fundamental para realizar uma pesquisa.
A definição operacional das variáveis se faz através da indicação pormenorizada e empírica dos procedimentos necessários para medir a variável. Trata-se, portanto, de especificar como cada variável será medida.