Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, originários das escrituras sagradas do hinduísmo – a palavra chakra significa “roda” em sânscrito e, não à toa, eles estão em constante movimento.
Os chakras estão na coluna e são centros onde a energia é armazenada e redistribuída. No nível físico, os chakras correspondem a gânglios nervosos, onde existe um alto grau de atividade nervosa, e glândulas do sistema endócrino.
O ninja deve utilizar tudo o que aprendeu durante as 1ª e 2ª etapas para a formação do Rasengan. Ele deve ser capaz de usar cem por cento do controle e do seu poder de chakra para modá-lo em uma esfera e evitar sua dissipação. Nesta etapa, o Rasengan está em uma forma poderosa e focada.
Nota: Apesar de eficiente contra o chakra interno da pessoa, esse jutsu é inútil contra o chakra sennin, que vem da natureza (de fora do corpo do usuário). Descrição: A técnica consiste em acertar a palma da mão incandescente no peito do adversário e criar um selo de fogo que supre o chakra vindo do mesmo.
O Javali é o primeiro sinal utilizado para um ninja que deseja realizar alguma invocação. Ao usar esse selo de mão, o usuário precisa ter os cotovelos alinhados e as palmas das mãos viradas para baixo. Após isso, precisa dobrar as mãos em forma de um “soco” e juntar punho com punho.