Os objetivos do teste em vazio do transformador trifásico são: • Determinar as perdas no núcleo por histerese e Foulcault (perdas no ferro); • Determinar a corrente em vazio Io; • Determinar a relação de transformação de placa (KT) e a relação do número de espiras (Kn); • Determinar os parâmetros do ramo magnetizante.
A regulação de tensão de um transformador é uma grandeza que mede a variação da tensão em seus terminais devido à passagem do regime a vazio para o regime em carga.
CORRENTE DE EXCITAÇÃO: É a corrente que circula em um enrolamento do transformador quando este é alimentado com sua tensão nominal e o outro enrolamento está aberto. É representado por I0 e é dada em % da corrente nominal, sendo responsável pela produção do fluxo magnético e suprir perdas no núcleo.
Os ensaios de transformadores realizados pelos fabricantes são mais abrangentes, e se dividem em duas frentes:
Modelo 1 – Ensaio de Tipo: é o mais simples dos modelos de certificação. Fornece uma comprovação de conformidade de um item de um produto, em um dado momento. É uma operação de ensaio, única no seu gênero, efetuada de uma só vez, limitando aí os seus efeitos.
Ensaios de rotina em transformadores elétricos
O TTR é o instrumento utilizado para medir com precisão relação entre espiras de um transformador. ... O aparelho verifica a isolação elétrica de buchas, potheads, disjuntores, para raios, transformadores, óleo isolantes, cabos, etc. Teste de Rigidez Dielétrica.
Um programa de análises físico-químicas periódicas, minimiza de forma significativa os riscos de falhas inesperadas e ainda possibilita a programação de intervenções de forma preventiva, no tempo certo, aumentando a expectativa de vida útil do equipamento e reduzindo assim, gastos com manutenção corretiva inesperadas.
Conecte o outro borne do megômetro na extremidade do fio de cobre que esteja sem revestimento. Se for o caso do motor, conecte a um dos terminais. Lembre-se de manter a outra extremidade do fio que será testado coberto com fita isolante ou ao ar livre! Agora é hora de botar o instrumento para funcionar!
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 500 ou 1000 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor. Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .