Estes microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, são definidos pela Organização Mundial de Saúde como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”.
Dentre os malefícios que as bactérias podem causar aos seres humanos podemos citar as inúmeras doenças como pneumonia, tétano, botulismo, tifo, meningite, hanseníase, entre tantas outras.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.
Os Protozoários são importantes componentes dos ecossistemas, bem como fundamentais para a pesquisa, funcionando como modelos para estudos de biologia celular , como indicadores ambientais e, mais recentemente como fonte de produtos naturais para diversos fins.
Já a importância econômica do Reino Monera é o seu uso na fabricação de produtos farmacêuticos. O Reino Monera é o reino das bactérias, elas são fundamentais no processo de decomposição de matéria orgânica e algumas delas ajudam na produção de oxigênio.