EQST

Qual Foi O Principal Objetivo Da Expanso Martima Europeia?

Qual foi o principal objetivo da expansão marítima europeia?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

Como a expansão marítima europeia afetou a história do Brasil?

Resposta. Explicação: Após a deflagração da Revolução de Avis, Portugal passou por um processo de mudanças onde a nacionalização dos impostos, leis e exércitos favoreceram a ascendência das atividades comerciais de sua burguesia mercantil.

Quais foram as consequências da expansão marítima europeia?

As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...

Quais foram as consequências positivas e negativas da expansão marítima europeia?

– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.

Quais as causas da expansão europeia?

As causas da expansão europeia são o desenvolvimento econômico, populacional e urbano que ocorreu, a destacar no período da Grécia Antiga, onde os gregos colonizaram regiões do mediterrâneo.

Quais os possíveis motivos que levaram a expansão europeia sobre a África?

A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários.

O que foram as grandes navegações europeias?

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

O que foram as grandes navegações resposta?

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.

O que foram as grandes navegações e quais seus objetivos?

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Por que as grandes navegações começaram?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. ... Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.

Quais foram as consequências das grandes navegações Brainly?

Afluxo de riquezas, metais preciosos e novos produtos para a Europa, proveniente do comércio e da exploração colonial. ... Acúmulo de capitais nas mãos da burguesia européia. fortalecimento das Monarquias Nacionais (Estados Modernos Absolutistas) Início de um processo de idfusão da cultura européia e do cristianismo.

Quando começaram as grandes navegações?

As Grandes Navegações iniciaram-se no século XV e estenderam-se ao longo do século seguinte, com progressiva exploração do oceano. Essas navegações marítimas só foram possíveis porque, no século XV, havia um acúmulo de conhecimento náutico e novas tecnologias haviam aprimorado o ofício da navegação.

Qual era o interesse da Igreja Católica nas grandes navegações?

O interesse da Igreja nas Grandes Navegações era levar a religião católica para outros povos aumentando assim sua influência.

Quais os interesses da Igreja e dos reis nas navegações?

O interesse do rei com as grandes navegações era obter lucro obtendo a mercadoria a baixo preço e vendendo-a a um alto preço.

Qual foi o interesse da nobreza no movimento das Cruzadas?

As Cruzadas interessavam aos nobres por razões religiosas, culturais e econômicas. ... Já no aspecto econômico, a guerra representava a possibilidade de anexar mais territórios e abrir novas rotas comerciais, de modo que era um meio de ganhar mais poder.

Quais eram os interesses da burguesia e da nobreza?

Os reis procuravam manterem o máximo de poder para si (absolutismo); A nobreza preocupava-se em prosperar economicamente (politicamente, elas já eram beneficiadas); A burguesia buscava ascensão política.

Quais eram os interesses da nobreza na Idade Média?

Resposta. Resposta:Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Qual era o interesse da burguesia e do rei?

A burguesia apoiou a unificação nacional, pois viam no rei a única autoridade capaz de facilitar e ampliar os seus negócios, fazendo leis para proteger e conceder privilégios comerciais.