11 sinais e sintomas de problemas nos rins
O potássio ajuda a diminuir o excesso de sódio e ajuda o organismo a usar corretamente o cálcio, para que ele não se junte, formando o cálculo [renal]”, explica Karin Honorato. De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins.
O oxalato é uma substância que pode ser encontrada em diversos alimentos de origem vegetal, como espinafre, beterraba, quiabo e cacau em pós, por exemplo, e que quando consumido em excesso, pode favorecer a formação de pedra nos rins, já que quantidades elevadas de oxalato no organismo são capazes de influenciar na ...
o leite nao e contr-indicado nos portadores de calculo renal. De maneira geral, não há contraindicação ao consumo de leite e histórico de cálculo renal. Entretanto, algumas pessoas com deficiência de oxalato tem uma propensão maior à formação de cálculos, quando ingerem uma quantidade excessiva de cálcio.
Os rins funcionam, portanto, como grandes filtros que garantem a filtragem do sangue e a retirada das toxinas e outras substâncias. O processo de filtragem do sangue e formação da urina ocorre nos néfrons. Os rins são responsáveis, ainda, por outras funções, como secreção de hormônios e ativação da vitamina D.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Os órgãos são formados por conjuntos de tecidos, que, por sua vez, são agrupamentos de células que se associam e se organizam para desempenhar determinada função. Estão localizados por todo o organismo e, de modo a exercerem funções determinadas, formam os chamados sistemas, essenciais no funcionamento do corpo humano.
A forma crônica é uma lesão renal permanente, causada, por exemplo, pela diabetes, pressão alta (hipertensão), diversas infecções do tecido renal (glomerulonefrite) e o uso excessivo de alguns medicamentos, que podem reduzir a função renal a longo prazo.
“Entre os principais sintomas que acusam problemas nos rins estão a presença de urina no sangue (hematúria), o aparecimento de espuma ao urinar, as dores na região lombar ou próxima aos rins, a frequente necessidade de urinar durante o sono noturno ou ausência de urina, além de indícios que também são comuns a outras ...