As enzimas exógenas hidrolisam frações especificas dos nutrientes, onde as enzimas endógenas não são capazes de agir, além de aumentar a digestibilidade de frações da dieta como amido e proteínas, pois são complementares.
Se um "cofator" for orgânico, recebe o nome de coenzima. Várias enzimas humanas são proteínas conjugadas, tendo moléculas de íons metálicos de cobre, zinco e manganês, é por isso que necessitamos ingerir esses e outros tipos de íons em nossa dieta, já que nosso organismo não as produz.
Resposta. Os cofatores (AO 1945:cofactores) são substâncias inorgânicas necessárias ao funcionamento das enzimas. Se um "cofator" for orgânico, recebe o nome de coenzima. As principais coenzimas são as vitaminas (substâncias orgânicas exógenas, necessárias em pequenas quantidades e de natureza química variável).
Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas, fraca ou fortemente ligados às enzimas, que podem ser necessárias para a função catalítica da enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa.
1 Fís-Quím Diz-se de ou substância que altera a velocidade de uma reação química; que ou o que provoca catálise.
Significado de Catalisar Ocasionar catálise em; comportar de maneira idêntica ao catalisador. [Figurado] Dar início a um processo; estimular ou incentivar: catalisar as manifestações eleitorais.
Afinal, é correto escrever catalizador com “z” ou catalisador com “s”? A palavra “catalisador” é derivada do verbo catalisar e por isso mantém a mesma letra “s” em todas as suas variações. A grafia com a letra “z” é correta somente no idioma espanhol e não deve ser utilizada no português.
“Ao retirar o catalisador do veículo, além de agredir o ambiente, fazendo com que todos os gases resultantes da combustão no motor sejam despejados no ar sem nenhum tipo de filtro, ele está cometendo uma infração de trânsito, pois retirar o catalisador é proibido pela legislação de modificação de veículos.