Basicamente os cabos de par trançado são classificados em dois tipos quanto à forma de isolamento: cabo de par trançado sem bindagem (UTP – Unshielded Twisted Pair) e cabo de par trançado com blindagem (STP – Shielded Twisted Pair).
Entendendo os cabos de rede
O cabo blindado é um tipo de cabo de rede, ou seja, é utilizado para promover a ligação entre computadores ou redes de internet. Há, também, modelos de cabo blindado que podem ser empregados tanto em áreas externas como internas, como os cabos blindados com fita aluminizada. ...
A blindagem, é o método de envolver um conjunto de condutores, com um escudo metálico com a finalidade de reduzir os efeitos da interferência eletromagnética ou o ruído elétrico, que pode perturbar o desempenho da transmissão em alguns ambientes.
O aterramento deve ser em cada terminal TPK, de transição linha aérea – subterrânea e nos terminais TPK das subestações. Para o caso da blindagem aterrada em um único ponto as tensões induzidas na blindagem do cabo devem ser limitadas a 65V em todas as contingências do sistema elétrico.
Os cabos blindados são indicados para situações ou locais onde se sabe que existe ou que se imagina que possa haver o risco de interferências. Como por exemplo as eletromagnéticas, que poderão prejudicar o funcionamento do circuito elétrico ao qual o condutor estará servindo.
Os principais efeitos de um aterramento inadequado são choques elétricos aos usuários pelo contato, resposta lenta (ou intermitente) dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.). Mas outros problemas operacionais podem ter origem no aterramento deficiente: Falhas de comunicação.
Deixar o cabo de áudio junto com o cabo de força pode causar essa interferência e gerar barulhos. Então, a alternativa óbvia é separá-los. Outra medida para eliminar o zumbido é usar cabos balanceados (do tipo que tem três conectores) ao invés do cabo não balanceado de apenas dois fios.
Materiais felpudos e macios absorvem melhor o som do que aqueles cujas superfícies são lisas e duras. Mas se o falatório vier do vizinho do lado, colocar molduras nas paredes, preferencialmente quadros de tecido, é uma saída para amortecer o som. Outra dica é investir em papéis ou adesivos de parede.
I – em período diurno (7h às 19h): 70 dB (A); II – em período vespertino (19h às 22h): 60 dB (A); III – em período noturno (22h às 7h): 50 dB, até às 23:59 h, e 45 dB (A), a partir da 0:00 h.