Tipo de estaca: Escavada pequeno diâmetro. Diâmetro: 25 cm. Fck do concreto: adotarei 15 Mpa....
Exemplo proposto: Primeiramente, temos que majorar a carga através de um coeficiente de segurança de 1,1, ou seja, consideramos 10% a mais de carga: Essa carga extra de 10% é considerada como sendo o peso próprio da sapata. Ou seja, a área da base da sapata deverá ser igual ou maior a cm² (5,29 m²).
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Assim, uma parede de 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.
Carga máxima Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.
A diferença básica é a função de cada um. Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.
Esse tipo de sapata é comum em construções de pequeno porte. Como exemplo, podem ser citadas casas e edificações de baixa altura, galpões, muros de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas, entre outros. Geralmente não há necessidade de usar máquinas especiais para a escavação.