O pulmão é normalmente transparente em razão da baixa densidade de seu tecido. Se há um excesso de sua transparência dizemos que eles se tornam hipertransparentes com base, habitualmente, em exames radiográficos.
O termo "pulmão hipertransparente" é uma descrição de exame radiológico do tórax. Ocorre quando há uma obstrução das vias aéreas, fazendo com que o ar entre, mas que saia menos do que entrou, resultado em um pulmão hiperinsuflado.
São descrições de partes anatomicas do tórax. "Parenquima pulmonar" é a forma como se descreve os pulmões em uma radiografia ou tomografia. "Ectasia" é uma dilatação; "leve ectasia" da aorta significa uma aorta um pouco maior do que o normal, muitas vezes esse achado acontece em pacientes idosos.
Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).
O pneumologista é o médico com maior experiencia para acompanhamento do paciente com embolia pulmonar pois além de estar apto para orientar e acompanhar o tratamento de anticoagulação também sabe identificar e tratar possíveis complicações.
Veja 10 dicas para evitar as varizes e não sofrer com dores nas pernas
A trombose pode ser evitada por meio de medidas simples, como:
As 5 dicas essenciais para evitar o aparecimento de uma trombose venosa profunda são: