Gráficos do tipo Levey-Jennings são simplificações das tradicionais cartas de controle de Shewhart, criadas inicialmente na primeira metade do século passado (1920, publicação em 1931), customizadas para a uti- lização em laboratório por Levey e Jennings (1950) e, mais tarde, aprimoradas por Henry e Segalove (1952), ...
As “Regras de Westgard” são geralmente utilizadas com 2 ou 4 medições de controle por corrida, o que significa que elas são apropriadas quando dois materiais de controle diferentes1 são medidos uma ou duas vezes por material, que é o caso em muitas aplicações bioquímicas.
Controle de qualidade para laboratório de análises clínicas é um conjunto de ações que têm como objetivo principal a manutenção da regularidade do empreendimento em diversas frentes. Precisão dos resultados, rastreabilidade dos procedimentos, confiabilidade transmitida aos usuários são apenas algumas situações.
É o Controle Intralaboratorial e consiste na análise diária de amostra controle com valores dos analitos conhecidos para avaliar a precisão dos ensaios. ... Os resultados dos controles são plotados em um gráfico controle e comparados com os “Limites Aceitáveis de Erro” para aquele analito.
BPLC - Boas Práticas em Laboratório Clínico. CCRIS - “Chemical Carcinogenesis Research Information System” = Sistema de Informação de Pesquisa em Carcinogênese Química. CDC - “Centers for Disease Control” = Centro de Controle de Doenças. CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Doenças e Acidentes do Trabalho.
Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.
Os documentos necessários para abrir um laboratório de análises clínicas são simples:
O que é necessário para montar um laboratório de análises clínicas:
Gestão de estoque e materiais O gestor deve organizar os pedidos conforme a demanda para não ter que lidar com atrasos e problemas. Para tanto, é preciso estar sempre atento ao fluxo de exames solicitados mensalmente. Não basta ficar de olho nas prateleiras para gerenciar os insumos.
5 habilidades de um bom gestor de laboratório