crossorigin="anonymous">
Popularmente, o chá de arruda tem sido usado para fazer descer a menstruação, acalmar e até mesmo promover o aborto. Neste último caso, o chá de arruda é muitas vezes misturado com pinga.
Ele é revitalizante, antirreumático, estimulante da circulação, alivia a tensão e a dor muscular, trata contusões, combate tendinite, bursite, varizes, celulite, cãibras e o cansaço muscular.
Modo de preparo Adicione as folhas de arruda na xícara com água fervente, tampe e espere por 5 a 10 minutos até que o chá esteja morno. A mulher que deseja regular a menstruação, ou restaurar o fluxo menstrual, deve tomar 3 xícaras deste chá diariamente, dois dias antes da provável menstruação.
Anna Carolina reforça que as grávidas não devem consumir o chá de arruda pois ele estimula as contrações uterinas podendo causar aborto. “Além disso, ele não é indicado para nutrizes devido à ausência de dados de segurança”, acrescenta.
“A quantidade do hormônio progesterona aumenta no organismo tanto no início na gestação quanto no período pré-menstrual, o que pode causar similaridades nos sintomas”, explica Roseane. Nesse caso, depois de receber o resultado negativo, o melhor a fazer é esperar mais alguns dias para ver se a menstruação virá. 5.