substantivo feminino Arte de elaborar composições poéticas. Tratado de versificação. Conjunto de recursos expressivos, especialmente quanto à técnica do verso, de um escritor, de uma época.
Como disciplina teórica, a poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas, que visa esclarecer suas características gerais, a sua literalidade, criando conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras.
A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.
Sim! Explicação: muitos artistas se expressão usando a arte colocando seus sentimentos nela. Se vc entender a mensagem que ele quer passar ou como estava se sentindo ao fazer aquela arte vc pode se sentir tocado ou até mesmo sentir o mesmo que ele estava sentindo naquele momento.
É o parâmetro da significação/interpretação do espetáculo, e talvez o mais enganoso, porque ao fim – como veremos – temas não bastam para se fazer bom teatro. O quarto é a relevância poética: refere-se ao questionamento sobre aspectos formais, composicionais, estruturais.
A poética tem a função de representar as ideias do artista, o que ele tem a intenção de transmitir para o espectador. A poética, como disciplina teórica, é o estudo de obras literárias, visando esclarecer as características gerais delas, sua literalidade.
Para perceber a poética na obra de um artista deve-se observar seus elementos, sejam eles objetos, cores utilizadas, seres vivos, pinturas. Devemos nos atentar também aos detalhes escondidos por baixo dos outros elementos, pois muitos artistas preferem expressar seus sentimentos de forma discreta e subliminar.
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte: Levar o aluno a produção poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação reconhecendo a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais.
A Poesia visual é um tipo de poesia que tira certas distinções entre gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura entre outros.
Sensibilidade artística é a capacidade de interpretar e entender uma arte. Pode ser uma pintura,escultura, um peça e até mesmo em um texto. A leitura pode ajudar se a pessoa quiser transformar o texto lido em, por exemplo, uma peça:Ela terá que ler,passar o roteiro,montar o cenário,tudo de acordo com o que ela leu.
A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências.
De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto. Aqui cabe um parênteses bem importante: releitura não é plágio. As duas coisas são, inclusive, praticamente opostos.
Na releitura apresenta-se aquilo que se entendeu da obra, produzindo um texto/objeto novo, a partir do primeiro que foi proposto, mas sem preocupação com semelhanças. É um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, reinventá-lo, transformá-lo.
Modo de fazer:
plágio é vc copiar algo existente se colocando como criador. releitura é uma elaboração de uma obra tendo outra como exemplo.
É uma nova visão, uma nova leitura sobre a obra já existente, uma nova produção com outro significado. O produto final da releitura pode levar ou não ao reconhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão de mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.