Os Manuscritos do Mar Morto foram escritos em materiais como couro, papiro (feito do caule de uma planta) e cobre. Depois de ficar enrolados por tanto tempo, eles secaram e não podiam mais ser desenrolados sem se fragmentar. Durante anos, cientistas estudaram maneiras de desenrolá-los sem destruí-los.
De acordo com os pesquisadores, entre os pergaminhos e papiros que compõem os Manuscritos do Mar Morto, 210 são cópias de livros do Antigo testamento da Bíblia hebraica. Entre eles, destacam-se, 36 cópias do livro de Salmos, 32 cópias de Deuteronômio e 23 cópias de Gênesis e cópias do livro de Isaías.
Qumran tornou-se célebre em 1947 com a descoberta de manuscritos antigos que ficaram conhecidos como os Manuscritos do Mar Morto. Em 1947, os primeiros manuscritos foram encontrados em uma caverna às margens do Mar Morto por um jovem beduíno que cuidava de um rebanho de ovelhas.
Fossa das Marianas
Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos e estreitos. Banha os entornos do Polo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia. Em alguns casos, é considerado um mar do Atlântico.
Sobre isso é preciso fazer uma consideração: por causa de diferenças de densidade da água de mar e de outros fatores oceanográficos, o nível do oceano Pacífico está 20 centímetros acima do nível do Atlântico.