Significado de Hidrostática substantivo feminino Estudo das condições de equilíbrio dos líquidos e das pressões que eles exercem.
A pressão hidrostática mede a força por unidade de área que um fluido em repouso é capaz de exercer contra uma superfície. Quanto maior for a profundidade de um corpo imerso em um fluido, maior será a pressão exercida sobre ele.
A palavra hidro origina-se do grego e significa água; estática, uma palavra também grega, significa corpos rígidos em equilíbrio. Portanto, define-se hidrostática como: Estudo de qualquer líquido em equilíbrio. Arquimedes, um matemático e notável físico, foi quem primeiro originou os estudos sobre a hidrostática.
Considerou-se que o peso específico desses fluidos permanece constante com a profundidade da massa fluida, o que define os fluidos incompressíveis. Mostrou-se que a variação da pressão no fluido varia linearmente com a profundidade, fenômeno conhecido como distribuição da pressão hidrostática.
A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.
Em um fluido estático, sob a ação da gravidade terrestre, as forças são perpendicular à superfície terrestre. Caso exista uma força resultante em uma porção do fluido, esta porção do fluido entrará em movimento. A razão é que um fluido pode escoar, ao contrário de um objeto rígido.
Fora da camada limite, o escoamento é, normalmente, turbulento. O ponto x = 0 é chamado de ponto de estagnação, porque ali a velocidade é nula. ... Por isso, o ponto 4 é chamado ponto de separação; nele, o fluido perde o contato com a superfície, e a camada limite laminar desaparece.
Como um fluido não suporta tensões cisalhantes sem se deformar, em um fluido estático só atuam tensões normais (pressão). ... O estudo de estática de fluidos é importante em diversas aplicações, como manometria, propriedades da atmosfera, forças em sistemas hidráulicos e forças em corpos submersos.